L.E.R. (Lesões por Esforço Repetitivo) não é propriamente uma doença. É uma síndrome constituída por um grupo de doenças – tendinite, bursite, epicondilite, síndrome do túnel do carpo, mialgias, que afeta músculos, nervos e tendões dos membros superiores principalmente, e sobrecarrega o sistema musculoesquelético. Esse distúrbio provoca dor e inflamação e pode alterar a capacidade funcional da região comprometida.
Como descobrir se possuo essa síndrome?
No primeiro momento, devemos ter acompanhamento de um grupo de profissionais da área de saúde para identificar esse tipo de síndrome e em qual nível está, portanto procure um médico, fisioterapeuta e um educador físico.
Quais sintomas dessa síndrome?
Dor nos braços, ombros, articulações e dedos, formigamento, fadiga muscular, mudança na temperatura da região afetada, redução na amplitude do movimento.
Tratamento
Se o diagnóstico indica início da síndrome, simples mudanças no seu dia a dia podem ocasionar uma melhoria grandiosa, tais como: alterar a postura corporal e os movimentos que se repetem constantemente, adaptar outras posições físicas mais favoráveis para o movimento, dar pausas com mais frequência nos movimentos repetitivos, sempre alongar a musculatura e aquecer as articulações antes ao início das atividades.
Nos casos mais avançados, o uso de anti-inflamatório e corticoide pode ser adotado no tratamento.
Lembre-se, o excesso de qualquer atividade por tempo prolongado e repetitivo, te sujeita a adquirir L.E.R., portanto, avalie o que é necessário e traga mais qualidade de vida aos seus dias, buscando um equilíbrio entre as atividades.
Construa uma vida sem dor, comece agora a praticar atividade física, procure um educador físico, torne a vida mais prazerosa.
Mova-se para uma vida melhor.
Prof.Wilson Mitsuo Cref 118417-G/SP