Após o treino, os músculos precisam repor o estoque de glicogênio, carboidratos, líquidos, eletrólitos perdidos na transpiração e treino. Até uma hora depois da prática da atividade física, você deve dar preferência para alimentos com alto índice glicêmico, já que eles ajudam a repor o glicogênio que foi utilizado pelo músculo durante o treino.
Entre esses alimentos estão: cereais não integrais, frutas, batatas, mandioca e pães, pois fornecem energia. É importante associar mais de uma fruta, pois a frutose contida em apenas uma opção é um carboidrato que não irá elevar tanto a glicemia para recuperação do glicogênio dos músculos. O ideal é uma refeição completa com carboidratos, proteínas, vitaminas e minerais até duas horas após o treino, devendo conter carnes e ovos, pois são responsáveis pela construção e reparação dos músculos.
Os minerais, vitaminas e antioxidantes repõem as perdas e fornecem substâncias que impedem a ação de radicais livres que são liberados durante o exercício.
Os horários de treino influenciam na escolha dos alimentos pós-treino. Se o treino for de manhã, utilize pães, granola, flocos de aveia, leite de soja, iogurte, peito de peru, ovo, suco de frutas com vegetais. Se o horário de treino for entre almoço e jantar, deve-se optar por fontes de proteína magra, carne vermelha sem gordura, peixes ricos em ômega-3, combinados com carboidratos. Não esquecendo da hidratação, beber bastante água, água de coco, sucos ao longo do dia.
Evitar bebidas alcoólicas, pois atrapalham o metabolismo do carboidrato, prejudicando a recuperação dos músculos, outros alimentos a serem evitados são alimentos ricos em gorduras saturadas e trans, pois deixará com sensação de peso no estômago, dê preferência para as fontes de gorduras saudáveis, como azeite, gordura dos peixes, nozes, castanhas e abacate.
Heloísa da Silva Santos
CREF: 089573-G/SP