Um sono de qualidade, além de garantir nosso descanso e renovar as energias para o dia seguinte, reduz o estresse; controla o apetite; melhora o humor; ativa a memória; estimula o raciocínio; rejuvenesce a pele; fortalece o sistema imunológico; melhora o desempenho sexual; previne dores de cabeça; favorece o controle do peso, dentre outros benefícios.
Para garantir uma boa noite de sono precisamos estar atentos ao número de horas dormidas, os tipos de colchões e travesseiros, assim como a posição adotada ao deitar. Estes fatores podem influenciar diretamente na qualidade do nosso sono.
Segundo estudos, a principal causa de noites mal dormidas é a posição em que deitamos. Ao dormir em uma posição inadequada, além de comprometer os benefícios que o sono oferece, a pessoa pode acordar com dores musculares, articulares, na cabeça, assim como a sensação de descanso incompleto.
Se você costuma deitar-se de lado, parabéns! Essa é considerada a melhor posição para dormir. Dormir de lado permite um melhor alinhamento da coluna vertebral, fazendo com que a cabeça e os pés estejam posicionados exatamente na altura do coração.
Isso favorece a circulação sanguínea e linfática, fazendo com que o corpo funcione normalmente durante o período em que você estiver dormindo.
Para que essa posição fique ainda melhor, utilize um travesseiro com a altura dos ombros, para que a cabeça não fique inclinada. Você pode também colocar outro travesseiro entre os joelhos, flexionando levemente as pernas, para que os joelhos estejam alinhados ao tronco.
Agora que você já leu sobre os malefícios que o posicionamento errado durante o sono pode lhe trazer, é hora de colocar em prática tudo que você aprendeu.
Em caso de dúvidas, consulte um dos nossos profissionais, estamos à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais.
– Jéssica Prestes